quinta-feira, 6 de junho de 2013

Uma leitura matemática

Que a leitura em matemática é também fundamental assim como para português todos sabem, e há vários artigos que comprovam e auxiliam, nós professores, com guias que possam estimular além da leitura, o dinamismo durante as aulas. Há diversos livros que podem auxiliar nesse processo: Mais Jogos e Atividades Matemáticas do Mundo Inteiro, Claudia Zaslaysky, Editora Artmed // Jogos, Psicologia e Educação - Teorias e Pesquisas, Lino de Macedo, Editora Casa do Psicólogo // Aprender com Jogos e Situações - Problema, Norimar Christe Passos, Ana Lúcia Sícoli Petty e Lino de Macedo.

Os jogos de matemática exploram, brincam e faz com que os alunos aprendam, de acordo com a Revista Escola (2013), dividir a turma em grupo e promover o uso de jogos nas aulas de matemática pode ajudar bastante na aprendizagem das crianças. Ao jogar com os colegas elas precisam fazer negociações, considerar as opiniões das outras crianças e argumentar sobre suas posições.

Outro jogo bastante interessante, que inclusive aplico em sala de aula, é um dominó matemático (blog: Reticências da Larissa), e desafio os alunos a formarem o jogo assim como o dominó porém resolvendo as operações. Em cada peça sempre terá um numero inteiro de um lado e um resultado operacional do outro. Pode ser usado com as 4 operações, sendo é claro, um conjunto e jogo para cada uma delas. Veja abaixo um exemplo de dominó com ações de multiplicação:


O legal é criar com a turma esse jogo e desafiá-los, estimulando o raciocínio a resolver a operação de forma rápida. O jogo pode ser aplicado entre o professor e a turma, entre grupos, em duplas, etc, e a regra pode ser construída em conjunto.

De também sua dica de jogo!!!

Abraços.
Profª Sandra José Lima

Fonte de pesquisa:
www.revistaescola.abril.com.br/jogos-matematica/
http://reticenciasdalarissa.blogspot.com.br/2013/01/domino-da-tabuada-para-imprimir.html

2 comentários:

  1. Olá! Fui eu quem montou este dominó, se possível citar a origem http://reticenciasdalarissa.blogspot.com.br/2013/01/domino-da-tabuada-para-imprimir.html
    Fico feliz que seja útil, mas gostaria muito que os devidos créditos fossem apresentados.
    Gostei do blog hein! Muitas ideias interessantes!

    ResponderExcluir
  2. Olá Larissa.
    Desculpe, mas este exemplo (que também achei interessante) foi postado por outra participante do grupo de estudos e a referência deveria ter sido mencionada por ela.
    Com certeza colocarei a referência, se me permitir manter a postagem.
    Parabéns. Gostei também muito de seu site.
    Boa sorte em sua jornada, em busca de uma melhor educação para as crianças de nosso país. Jornada que também tenho trilhado e conheço um pouco dos percalços.
    Obrigado pelos comentários em meu site, que anda meio esquecido devido aos novos cursos que têm tomado muito tempo.
    Sergio.

    ResponderExcluir